Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado

sábado, 29 de agosto de 2015

Touros e touradas - Os pró e os Anti.


Há quem defenda a continuação pela tradição, há quem defenda a extinção pelos direitos dos animais e há quem desconheça a situação cada vez mais comum nas portas das praças de touros em Portugal.

Os que defendem a tradição, defendem também que sem touradas, o touro bravo Português também já estivesse extinto, não se daria tanta importância à preservação desta espécie da raça taurina. Também o Cavalo Lusitano é defendido pelos apoiantes das touradas, isto porque não havia tanta visibilidade e valorização do Lusitano como hoje há.

A tradição, o prestigio das gentes que vão às touradas, a classe social, tudo isso interfere com dinheiro.

Por sua vez quem defende os direitos dos animais, defende a terminação imediata das touradas. Contra a criação de touros para divertimento torturante, contra os maus tratos aos mesmos e a favor da vida de cada ser humano.

Embora sejam pequenos os grupos de manifestantes à porta das praças de touros, não se deixam intimidar pelo maior número de pessoas "do outro lado da barricada". Com megafones ou sem eles, procuram chamar a atenção das pessoas que por ali passam e desta forma incutir o seu ideal protector.

Tenho uma pergunta para cada um dos "lados":

Prós-Touradas, será que a tradição não é assim tão inquebrável? Será que não chega apenas ter os Grupos de Forcados Amadores em vez de se juntar uma forma menos dolorosa para o touro? A mim parece-me mais justa esta "batalha", corpo a corpo.

Anti-Touradas, defendem a vida do Touro e a sua não tortura, mas muitos Prós defendem que o touro saindo dali, será para consumo e perguntam se os Anti não deveriam então estar também nos matadouros de Touros, Vacas, Porcos e outro? Muitos de vós dizem que é diferente, mas o final comum acaba por ser o prato de qualquer mesa Portuguesa.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

WRC Rally de Portugal


Outrora considerado o melhor rally do Mundo, actualmente dividem-se as preferências, mas muitos pilotos do antigamente e do agora adoram o nosso rali, o Rally de Portugal.

Desde o público que vibra com o rugir dos motores quando os carros passam, aos voos no salto da Pedra Sentada e etapas de difícil exigência técnica, o Rally de Portugal existe desde 1903, fundado na altura pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Devido ao grande interesse do público Português, em 1967, o ACP organizou a primeira edição do Rally TAP. Este foi de tal modo internacionalmente prestigiado que não tardou 6 anos até entrar no primeiro Campeonato do Mundo de Rally.

"Ao longo da sua história, o Rally TAP, e mais tarde o Rally de Portugal, escreveram páginas de sucesso no palmarés do Mundial, a ponto de ter sido considerado por cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

Depois da decisão da FIA em retirar a prova do calendário do Mundial, os responsáveis do ACP, desde que a Direcção presidida por Carlos Barbosa foi eleita, não deixaram de apostar no regresso do Rally de Portugal ao escalão máximo, o que foi conseguido em 2007, tendo as estradas do Algarve por cenário." - em www.rallydeportugal.pt

Este ano, 2015, o Rally de Portugal foi organizado apenas e só no Norte de Portugal. A imensa vontade dos municípios do Sul em receber as etapas do rally esbarra na falta de verbas que estes disponibilizam para os custos da organização, logo as etapas de Loulé e Jerónimos ficaram este ano de fora, com muita pena de quem se deslocava a estes dois locais para poder assistir.

Quem sabe se para o próximo ano não voltaremos a receber o WRC Rally de Portugal em terras do Norte e também do Centro e Sul do País.

O piloto da Volkswagen, Jari-Matti Latvala foi o vencedor da edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal. Foto em desporto.sapo.pt

Churrascada à Portuguesa - à nossa!


Melhor altura do que esta, não há. No verão é quando pegamos na família e/ou amigos e vamos à bela da churrascada por algum parque de campismo ou parque de merendas, na própria casa se tiver condições de recebermos os convidados.

Elas são bifanas e entremeadas, elas são salsichas frescas e chouriços, o galinácio também se juntar às espetadas de porco com pimentos ou espetadas de gambas e lulas (nova moda) e para os fadistas do vinho e cerveja temos ainda o belo do piano de porco a acompanhar a musica, é como "agente quiser"!

O importante é juntar quem mais gostamos e divertir, comer e beber também, mas principalmente divertir.

Mais em www.comidas.pt

O jogo de bar/café do momento - Dardos/setas, como queiram chamar...


Está na moda e são sem duvida lindas de serem vistas. As famosas setas ou dardos, como queiram chamar.

Sisal ou electrónico, no alvo só interessa acertar no sitio certo, dependendo do tipo de jogo.

O mais jogado hoje em dia é o Cricket. Consiste em 15 rondas com 3 setas cada, fechar as casas e pontuar antes do adversário fechar também. As casas a fechar são:
20, 19, 18, 17, 16, 15 e Bull (Meio).

O fecho das casas consiste em colocar 3 setas no número, com diferentes formas de o fazer e fechar.
Em cada uma das casas numéricas anteriormente referidas, há 3 formas de fechar as casas:

- Fechar em zona de Tripla - Por número há apenas uma zona tripla, a zona exterior do número. Fecha automaticamente a casa, ou seja, equivale a 3 setas no alvo e, em caso de o adversário não ter também ele fechado, triplica o número da casa (Ex: 20 x 3 = 60)

- Fechar em zona de Dupla - Por número há apenas uma zona dupla, a zona central do número - Semelhante à Tripla, mas equivale apenas 2 setas no alvo, com as diferenças de não fechar automaticamente a casa e só duplicar o número da casa (Ex: 20 x 2 = 40)

- Fechar em zonas de Individual - Por número há duas zonas individuais, a zona entre o bull e a dupla assim como entre a dupla e a tripla. Equivale apenas a 1 seta, sendo então necessárias 3 individuais para fechar as casas se não conseguirmos acertar em nenhuma das zonas anteriormente faladas.

Reparando na foto da publicação e olhando para o Número 10, que não conta para nada neste jogo, podemos ver a zona as zonas de individuais (A azul), a zona de Dupla (Vermelha mais pequena) e zona de Tripla (Vermelha maior)

Por exemplo e falando apenas no número/casa 20:

- 1 seta lançada para a casa e acertamos numa das zonas individuais, precisamos então de mais 2 individuais ou 1 dupla ou melhor, 1 tripla que fecharia automaticamente a casa. Se com 1 individual + 1 tripla e o adversário não tiver fechado essa casa, como nós a fechamos com "4 setas" em 2 de 3 setas jogadas nessa ronda, recebemos 20 pontos. Isto é, a partir do momento em que fechamos, até o nosso adversário fechar, é só lançar as setas neste número até ganhar vantagem pontual e daí ir fechando as restantes casas.

- Reparando na imagem desta publicação, o jogador acertou 2 vezes na Individual de 20, embora de uma forma nada normal, ficando uma seta colocada dentro de outra.

Quanto à casa Bull, também deverá ser fechado como as casas anteriores mas nesta apenas existem 2 zonas, 1 bola e 1 roda em torno da bola:

- Bull - Zona da roda - Equivale a 1 seta, 1 individual.
- Duplo Bull - Equivale a 1 dupla.

Depois de fechado o Bull, com 3 setas em 3, de preferência acertar as 3 setas no duplo bull, cada seta depois de fechada a casa equivale a 50 pontos. Bull = 25 pontos e Duplo Bull = 50 pontos.

Na foto da publicação, olhando para a casa do meio do alvo, a vermelho temos o Duplo Bull e a azul em volta do vermelho temos o Bull.

A melhor jogada pontuável do jogo é 3 triplas de 20 que equivale a 180 pontos. A melhor jogada em fecho é a White Horse que consiste em fechar 3 casas, de preferência o 20, 19 e 18 com 1 tripla em cada uma delas sem que antes tenham acertado qualquer seta nessas mesmas casas.

Quanto à zona chamada pneu, a zona sem número existente no alvo, é considerada fora e, em brincadeiras de grupos, com 3 setas fora, costuma dar direito à pessoa que lançou a pagar uma rodada de uma bebida aos restantes jogadores.





Filas e burocracias - O terror


Quem de nós nunca precisou resolver um problema junto da Segurança Social, Finanças, Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, entre outros, e nunca ficou com a ligeira estranheza que os serviços sociais não estão ligados entre si.

Como não trabalho nestas áreas, não sei qual os programas utilizados mas, como referi, quando procurei resolver um problema, os dados nunca estão cruzados e perdem-se horas na procura por uma resolução.

Não sei se dentro em breve teremos um sistema que esteja todo ele ligado, mas será tão difícil pegar num programa comum a todas as áreas e, dentro da área pretendida, abrir os dados, mesmo que utilizando um 2º programa?

Exemplo:

Cidadão XPTO:
- Finanças
- Segurança Social
- IMTT
- Etc...

E daqui cada funcionário seleccionar a sua parte.

Hoje vi nas noticias filas para o IMTT que não se compreendem. Por vezes a burocracia atrapalha quem sabe trabalhar e quer trabalhar.

Opinião minha como cidadão, não será por vezes a burocracia culpa das imensas filas de espera?



quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Factura da luz com taxas extra ou Factura de taxas com luz extra?


Estamos a chegar ao final de mais um mês e com ele vêm também as não desejadas facturas. Uma delas a da luz mas, convém lembrar e fazer notar para quem não sabe, que temos na factura um conjunto de extras digno de um filme de Hollywood.

Taxa RDP e RTP; Rendas pela passagem de cabos de alta tensão pelos municípios e autarquias; Compensação aos operadores da energia; Investimento em energias renováveis; Custo do funcionamento da autoridade da concorrência.

Tantas taxas e todas elas juntas chegam a ficar mais caras do que a electricidade que consumimos.

Pergunto-me se a RDP e RTP - Sendo uma entidade Estatal, não deveria ser suportada pelo Estado a nível administrativo, logo procurando receitas em transmissões e publicidade?

Rendas pela passagem de cabos de alta tenção blá blá blá - Então se não houvesse estas estruturas, nem nós nem Autarquias e Municípios recebiam electricidade.

Compensação aos operadores da energia - Julgava que o valor final da conta já estaria com o valor onde eles retirariam a sua parte, assim sendo talvez seja esta a taxa que lhes pertence. Discutível mas penso concordar.

Investimento em energias renováveis - É a taxa com maior percentagem na conta e novamente faço uma pergunta, a União Europeia não disponibiliza/disponibilizou verbas para tal? E com os investimentos, que sabemos terem sido lucrativos, não podem pagar do próprio bolso visto terem verbas para isso?

Custo do funcionamento da autoridade da concorrência - Desculpe? Porque razão? Porque não funciona do mesmo modo que por exemplo a DECO? Associados e coisas do género? Se há grandes empresas dependentes dessa instituição, porque não pagam elas uma sobretaxa?

E pronto, assim fico eu aqui sentado a escrever, talvez falando de um monte de asneiras, mas que a energia que consumimos é inferior ao que pagamos, é uma verdade.

Vejam este link, tem um exemplo de Janeiro de 2010 mas não é muito diferente do actual:

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=10792&rndtime=1440697462845489019#.Vd9MiPlViko

Não pesco nada aqui...


Com a interdição da pesca da sardinha já publicada em portaria no Diário da Republica, o Ministério da Agricultura e do Mar poderá pagar até um valor máximo diário de 27€ dependo da categoria de cada trabalhador dependente desta actividade e pelo período a que estão a ser prejudicados.

20€ para marinheiros/pescadores, 24€ para mestres e 27€ para oficiais, são estes os valores anunciados.

A discussão da pesca da sardinha já não é de agora e desculpem-me os pescadores mas temos de abrandar, isto porque qualquer dia não há sardinha que nos valha, nem para pescadores, nem para consumidores finais.

A questão do tamanho da malha é outro ponto discutível e digo isto com conhecimento visto que já falei com gente da área. O que se passa é que quando a rede é feita, vamos supor com um número aleatório, cada quadradinho na rede é de 4cm por 4cm. Quando a rede é puxada, é esticada, passando muitas vezes a ficar com medidas alteradas, por exemplo aleatoriamente novamente, fica com 1cm por 8cm.

Esquecendo as reais dimensões das redes, o que quero dizer com isto é que o peixe pequeno que não queremos apanhar, acaba por ir de arrasto visto que o espaço de escapadela reduziu e muito, logo tanto é apanhado o que queremos, como o que não devemos, alterando de forma prejudicial o ciclo de crescimento da sardinha.

Perdoem-me se estiver errado no que falei, mas para pouca sardinha já bastou em outros anos a falta de alimento das mesmas devido às fracas chuvas e consequentemente a falta de nutrientes levados até ao mar.


Para mais informações, vejam a reportagem do jornal Expresso:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-08-25-Pescadores-podem-receber-ate-27-diarios-por-interdicao-da-pesca-da-sardinha-

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Caravanismo - O nascer duma arte de viver.


Hoje em dia há quem prefira viver numa caravana do que numa casa e quem prefira passar férias numa caravana do que num hotel ou apartamento.

Muita é a oferta de venda de caravanas, mas sem duvida que o que dá beleza a este "mamarracho" são mesmo as obras de artes à sua volta.

Jardins, vedações, avançados decorados, baloiço, gnomos, há de tudo por este Portugal espalhado.

Acordar de manhã cedo a ouvir os pássaros, os vizinhos de parque de campismo e sair da caravana com a brisa campestre matinal, é qualquer coisa de fantástico e fantástico também é termos nosso uma cozinha, uma mesa e um grelhador para as refeições. Estas até podemos partilhar com os vizinhos como muita gente faz, é o espírito de caravanista que se incute e nunca mais sai.

A maneira como se decora o espaço, fica à ideia de cada dono, mas a beleza que é ir a um parque de campismo e ver ruas de caravanas em forma de vivendas, torna-se uma cultura em Portugal


Quem estiver interessado em adquirir uma, procure aqui, foi o site onde escolhi a bela da imagem em cima :)

http://montartenda.com/forum/venda-roulote-parque-campismo-gale-melides

Passear o animal - Quantas vezes ou vezes a menos?


Manhã, tarde e noite, são estas as alturas onde muitos de nós temos tempo para passear os nossos companheiros de estimação. Algumas vezes até só mesmo de manhã e à noite. Mas será que é correcto educar os nossos amigos de 4 patas a estas longas horas de espera?

Se o nosso companheiro ainda for novo, não deverá passar mais de 5 horas sem urinar e o problema é esse, nós ensinamos a não o fazer em casa, obrigando-os a aguardar pelo nosso regresso.

Se nós não devemos passar tantas horas sem beber água e não esforçar a bexiga, pois causa danos, porque deverá o nosso melhor amigo de 4 patas fazê-lo?

Algum veterinário que me possa esclarecer se é uma grande ideia idiota ou um idiota com uma grande ideia?

Leite não, obrigado! - Ler com atenção.


O leite é nos dias de hoje apresentado em anúncios como uma forma maravilhosa de consumo de cálcio, importante para os ossos. Será mesmo verdade?

Pois bem, vou apresentar-vos em pequenos tópicos a situação:

No site da Clinicameihua:
- "O Leite de vaca deveria ser para alimentar bezerros. Somos a única espécie que toma leite depois da infância. E garantidamente somos a única espécie que bebe leite proveniente de uma espécie diferente.

- Os lacticínios, quando metabolizados/ingeridos, produzem ácido. Comer demasiados produtos ácidos pode originar no nosso corpo excesso de uso nos mecanismos de equilíbrio de ácidos, o que prejudica os ossos. O cálcio é armazenado nos ossos e libertado para combater a acidez excessiva no corpo. Com o tempo, os ossos tornam-se frágeis.

- Estudos demonstram que em países onde as pessoas consomem mais produtos lácteos, existe maior incidência de osteoporose.";


No site da Organização Mundial de Saúde
Visto que o site está elaborado em Inglês, pesquisei por "Caw milk" e encontrei vários artigos .

As respostas são várias e referem situações como no leite estarem presentes tudo menos pastos verdes na alimentação, assim como drogas para crescimento e outras para precaver doenças bovinas. É verdade que ao consumir carne a situação pode ser a mesma, mas até nas aves temos isso;

No site Saveourbones (salvem os nossos ossos):
"O consumo diário, particularmente na casa dos 20 anos, foi associado ao aumento do risco de fracturas na 3ª idade. (“Case-Control Study of Risk Factors for Hip Fractures in the Elderly”. American Journal of Epidemiology. Vol. 139, No. 5, 1994)."

Links utéis:
http://www.clinicameihua.pt/Emagrecer/11razoesparaparardeconsumirlacticinios.aspx

http://search.who.int/search?q=cow+milk&ie=utf8&site=who&client=_en_r&proxystylesheet=_en_r&output=xml_no_dtd&oe=utf8&getfields=doctype

http://saveourbones.com/osteoporosis-milk-myth/

domingo, 23 de agosto de 2015

A moda do Gin! - "Boa noite, 1 Gin xpto sefachavôr!"


É a bebida da moda este ano. Apreciada por muitas pessoas à muitos anos, é este ano que se destaca pela saída em cafés, bares e até supermercados. O Gin tónico.

É uma bebida que pode levar a mistura de sabores até onde a imaginação levar, basta ser criativo e claro, conhecer o que estamos a misturar, mas ai deixemos trabalhar quem sabe.

Um dos Gins mais intrigantes que vi, foi este verão, no restaurante PRIME STEAKHOUSE na Marina de Vilamoura.
Não me vou arriscar a dizer o que tinha, algumas eu recordo-me só que como se diz, o segredo é a alma do negócio e não quero de forma alguma estragar o negócio. A dica que posso deixar é que tinha uma folha aromática que só costumava pensar usar nas frigideiras, engraçado...

Deixo-vos então com três páginas onde podem não só ver o restaurante que falei, assim como um site que vos mostra milhentas dicas e fotos de Gins, onde por exemplo tem a foto desta publicação e uma reportagem do jornal DiáriodeNotícias Jornal DN sobre a moda dos Gins.

Abraço e boas misturas, sempre com moderação.

www.primevilamoura.com

gintonico.com

www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4741818

#‎Portugal‬ ‪#‎Gin‬ ‪#‎Tónico‬ ‪#‎Vilamoura‬ ‪#‎PrimeSteakhouse‬

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Volta a Portugal em bicicleta - 1927 até hoje.


Caros amigos, terei sido eu o único a achar que nos últimos anos a mítica e e já considerada melhor prova de ciclismo na Europa tenha perdido qualidade?

Lembro-me de ver fotos e outros artigos relacionados com as vitórias dos clubes grandes quando estes ainda participavam na prova. Pelo que ouvi durante uma etapa deste ano, descemos de escalão à uns anos e só podemos ter 8 etapas na volta, daí também a extinção da prova no Alentejo e Algarve (Não só por estes motivos).

Não sei se os ditos grandes terão tempo de ver esta publicação, mas penso que podem fazer algo pela modalidade que já medalhas nos deu à poucos anos atrás nos Jogos Olímpicos e tão bons ciclistas nós temos.

Sport Lisboa e Benfica​, FC Porto​ e Sporting Clube de Portugal​, não podemos ajudar a Volta a Portugal em bicicleta a subir de escalão? Acredito que todos vós tenham capacidades para criar equipas e, não só em Portugal, inseri-las em competições desta bonita modalidade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Sporting Clube de Portugal​ vs Sport Lisboa e Benfica​ - Uma guerrinha que pode tomar proporções não desejáveis.


Nos últimos dias e semanas muita tinta nos jornais correu devido à troca de acusações entre os dois eternos rivais da 2ª circular.

Não me vou pronunciar sobre detalhes aos quais não estou minimamente informado e correcto do que poderei dizer sobre o assunto, pois o que surge na comunicação social nem sempre corresponde à verdade, mas a verdade e que estamos perante um cenário que talvez alguns não vejam, alimentado por diários desportivos que adoram ver o circo pegar fogo e, infelizmente, jornalistas que não escondem a cor do seu clube numa profissão que se espera isenta.

O que deveria ser uma discussão saudável sobre quem ganhou e perdeu a Super Taça Cândido de Oliveira, sobre os casos que prejudicaram as duas equipas e o inicio do campeonato, está a arrastar-se em demasia ao longo destes dias e, não acabando de vez as guerrinhas de Mr. Burns e Cretinos, podemos vir a ter adeptos a entrar pelas esquadras de policia a dentro. Sabem porque razões? Porque tomam as dores dos responsáveis dos clubes que representam e, em debates de café, muitas vezes não se chega a vias de facto pois felizmente ainda há quem tenha noção do correcto e pare as pessoas que já se estão a levantar do seu assento para ir confrontar o adepto adversário.

Adoro ver e ir ao futebol e infelizmente nos dias que correm ir com crianças é sempre um risco, pois já se estende em demasia o fanatismo.

Conheço gente mais velha que no "antigamente" que não foi assim tão antigamente, entravam nos estádios com garrafões de vinho, em clássicos, e nunca aconteceu nada pois ainda havia respeito. Respeito esse que hoje parece escassear.

Como adepto de futebol, por um campeonato saudável dentro e fora das quatro linhas, peço aos clubes a cima referidos que se contenham de forma a não alimentar nem jornais, nem adeptos com ideias e atitudes menos próprias num País que se diz civilizado.

Peço também às editoras dos principais jornais desportivos em Portugal, #Record, #Ojogo e #Abola que se mentalizem que podem por lenha numa fogueira que mais tarde irão lamentar.

O futebol é um desporto que está comercializado, mas não vamos fazer dele a modalidade que ele não é, Boxe, Karate ou jogo da Malha.

PS: De referir que neste texto, sem clubismo demonstrado, apenas coloco o nome do Sporting Clube de Portugal antes do Sport Lisboa e Benfica pois comecei por falar da Super Taça Cândido de Oliveira, à qual saiu vencedora a primeira equipa referenciada.

Obrigado

#Portugal #FPF #FederaçãoPortuguesadeFutebol #SCP #SportingClubedePortugal #SLB #SportLisboaeBenfica #LigaNOS #Desporto #Basta #MrBurns #Cretino

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Educação Física e e falta dela. O ataque do sedentarismo.


Para os alunos inscritos no 10º ano no ultimo ano lectivo (2014/15), a disciplina de Educação Física deixou de contar para o cálculo da média final no ensino secundário para todas as áreas à excepção da área de Educação Física e Desporto.

A meu ver trata-se de uma medida em nada benéfica para costumes de saúde e bem estar. Educação Física não se trata só em ensinar ao aluno "a bater umas bolas" como há quem pense. Trata-se sim em incutir aos alunos hábitos e práticas de uma vida activa, combatendo assim o sedentarismo.

Se em todos os meios de comunicação somos inundados com ideias para o combate ao sedentarismo, porque é que nas escolas continuamos a ver um aumento do desinvestimento desta disciplina nas escolas?

A questão da motivação também é um ponto a ter em consideração porque há alunos que não se mostram interessados nas aulas, uns por excesso de peso que limita as suas capacidades, outros por não terem jeito, serem gozados pelos colegas e desinteressarem-se pela prática.
Faz parte das competências do Professor ajudar o aluno a ultrapassar essas barreiras.

A minha questão é:
Como conseguirá um Professor de Educação Física obter resultados dos seus alunos se o próprio Governo é o primeiro a dar ao aluno razões para nem se interessar, nem se aplicar e possivelmente nem comparecer nas aulas?

#Portugal #Sedentarismo #Actividadefísica #EducaçãoFísica #Paradoéqueébomnãoé? #EnsinoSecundário

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Fado e Guitarra Portuguesa - O casamento perfeito.


27 de Novembro de 2011 - Fado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Para Portugal e principalmente para a sua cultura, esta data é o marcar de algo bem a cima duma simples junção de Fadista, Guitarrista e Guitarra Portuguesa. Foi, a meu ver, o marco histórico do povo Português cantado. As musicas cantadas e choradas, de e para um povo sofredor, é isto que o Fado retrata.

Amália Rodrigues, considerada por todos como a Rainha do Fado, é a personagem mais conhecida no Mundo do Fado.
Musicas como: Fado Português, Estranha forma de vida, Foi Deus, Gaivota e Cheira a Lisboa, são de uma beleza e valores incalculáveis em terras onde a cultura, infelizmente, não é valorizada como deveria.

António Chainho, é hoje um dos mais prestigiados Guitarristas de Guitarra Portuguesa e considerado embaixador da mesma.
Nos discos compostos por si, entre "Guitarra Portuguesa" em 1980 até "Cumplicidades" em 2015, António Chainho participou também em álbuns de Carlos do Carmo e José Afonso.

A Guitarra Portuguesa tem três tipos: a de Lisboa, a do Porto e a de Coimbra, com diferentes tradições de fabrico. A de Lisboa é a mais pequena das três, com caixa baixa arredondada e é a que possui o som mais”brilhante”. A Guitarra Portuguesa tem um timbre de tal modo inconfundível que, onde quer que esteja, qualquer português a reconhece aos primeiros acordes. É um instrumento musical carregado de simbolismo e, à mercê da sua longa aliança com o Fado, é conotado com o “modo de ser” português, onde destino e saudade, são palavras que naturalmente se associam ao trinado. A guitarra portuguesa é um cordofone, cuja caixa harmónica é periforme, constituído por seis pares de cordas com diversas afinações, mas a que realmente se enraizou foi a afinação de Fado, Si Lá Mi Si Lá Ré, a começar pelas cordas mais agudas. A técnica de tocar este tipo de cordofone baseia‐se num dedilhar especial da mão direita, usando as unhas do dedo indicador e o polegar. Utiliza uma voluta em forma de caracol.

Muitos são os cantores e guitarristas por este Portugal espalhados, mas uma coisa é certa, por muitos que sejam, o sentimento cantado é único e a palavra Saudade, tão nossa, tão Portuguesa, é a palavra e sentimento que surgem após uma boa jantarada numa casa de Fados.