Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Educação Física e e falta dela. O ataque do sedentarismo.


Para os alunos inscritos no 10º ano no ultimo ano lectivo (2014/15), a disciplina de Educação Física deixou de contar para o cálculo da média final no ensino secundário para todas as áreas à excepção da área de Educação Física e Desporto.

A meu ver trata-se de uma medida em nada benéfica para costumes de saúde e bem estar. Educação Física não se trata só em ensinar ao aluno "a bater umas bolas" como há quem pense. Trata-se sim em incutir aos alunos hábitos e práticas de uma vida activa, combatendo assim o sedentarismo.

Se em todos os meios de comunicação somos inundados com ideias para o combate ao sedentarismo, porque é que nas escolas continuamos a ver um aumento do desinvestimento desta disciplina nas escolas?

A questão da motivação também é um ponto a ter em consideração porque há alunos que não se mostram interessados nas aulas, uns por excesso de peso que limita as suas capacidades, outros por não terem jeito, serem gozados pelos colegas e desinteressarem-se pela prática.
Faz parte das competências do Professor ajudar o aluno a ultrapassar essas barreiras.

A minha questão é:
Como conseguirá um Professor de Educação Física obter resultados dos seus alunos se o próprio Governo é o primeiro a dar ao aluno razões para nem se interessar, nem se aplicar e possivelmente nem comparecer nas aulas?

#Portugal #Sedentarismo #Actividadefísica #EducaçãoFísica #Paradoéqueébomnãoé? #EnsinoSecundário

Sem comentários:

Enviar um comentário