Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Fado e Guitarra Portuguesa - O casamento perfeito.
27 de Novembro de 2011 - Fado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Para Portugal e principalmente para a sua cultura, esta data é o marcar de algo bem a cima duma simples junção de Fadista, Guitarrista e Guitarra Portuguesa. Foi, a meu ver, o marco histórico do povo Português cantado. As musicas cantadas e choradas, de e para um povo sofredor, é isto que o Fado retrata.
Amália Rodrigues, considerada por todos como a Rainha do Fado, é a personagem mais conhecida no Mundo do Fado.
Musicas como: Fado Português, Estranha forma de vida, Foi Deus, Gaivota e Cheira a Lisboa, são de uma beleza e valores incalculáveis em terras onde a cultura, infelizmente, não é valorizada como deveria.
António Chainho, é hoje um dos mais prestigiados Guitarristas de Guitarra Portuguesa e considerado embaixador da mesma.
Nos discos compostos por si, entre "Guitarra Portuguesa" em 1980 até "Cumplicidades" em 2015, António Chainho participou também em álbuns de Carlos do Carmo e José Afonso.
A Guitarra Portuguesa tem três tipos: a de Lisboa, a do Porto e a de Coimbra, com diferentes tradições de fabrico. A de Lisboa é a mais pequena das três, com caixa baixa arredondada e é a que possui o som mais”brilhante”. A Guitarra Portuguesa tem um timbre de tal modo inconfundível que, onde quer que esteja, qualquer português a reconhece aos primeiros acordes. É um instrumento musical carregado de simbolismo e, à mercê da sua longa aliança com o Fado, é conotado com o “modo de ser” português, onde destino e saudade, são palavras que naturalmente se associam ao trinado. A guitarra portuguesa é um cordofone, cuja caixa harmónica é periforme, constituído por seis pares de cordas com diversas afinações, mas a que realmente se enraizou foi a afinação de Fado, Si Lá Mi Si Lá Ré, a começar pelas cordas mais agudas. A técnica de tocar este tipo de cordofone baseia‐se num dedilhar especial da mão direita, usando as unhas do dedo indicador e o polegar. Utiliza uma voluta em forma de caracol.
Muitos são os cantores e guitarristas por este Portugal espalhados, mas uma coisa é certa, por muitos que sejam, o sentimento cantado é único e a palavra Saudade, tão nossa, tão Portuguesa, é a palavra e sentimento que surgem após uma boa jantarada numa casa de Fados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário