Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado

sábado, 29 de agosto de 2015

Touros e touradas - Os pró e os Anti.


Há quem defenda a continuação pela tradição, há quem defenda a extinção pelos direitos dos animais e há quem desconheça a situação cada vez mais comum nas portas das praças de touros em Portugal.

Os que defendem a tradição, defendem também que sem touradas, o touro bravo Português também já estivesse extinto, não se daria tanta importância à preservação desta espécie da raça taurina. Também o Cavalo Lusitano é defendido pelos apoiantes das touradas, isto porque não havia tanta visibilidade e valorização do Lusitano como hoje há.

A tradição, o prestigio das gentes que vão às touradas, a classe social, tudo isso interfere com dinheiro.

Por sua vez quem defende os direitos dos animais, defende a terminação imediata das touradas. Contra a criação de touros para divertimento torturante, contra os maus tratos aos mesmos e a favor da vida de cada ser humano.

Embora sejam pequenos os grupos de manifestantes à porta das praças de touros, não se deixam intimidar pelo maior número de pessoas "do outro lado da barricada". Com megafones ou sem eles, procuram chamar a atenção das pessoas que por ali passam e desta forma incutir o seu ideal protector.

Tenho uma pergunta para cada um dos "lados":

Prós-Touradas, será que a tradição não é assim tão inquebrável? Será que não chega apenas ter os Grupos de Forcados Amadores em vez de se juntar uma forma menos dolorosa para o touro? A mim parece-me mais justa esta "batalha", corpo a corpo.

Anti-Touradas, defendem a vida do Touro e a sua não tortura, mas muitos Prós defendem que o touro saindo dali, será para consumo e perguntam se os Anti não deveriam então estar também nos matadouros de Touros, Vacas, Porcos e outro? Muitos de vós dizem que é diferente, mas o final comum acaba por ser o prato de qualquer mesa Portuguesa.

1 comentário:

  1. ENTENDO QUE O RESPEITO PELA VIDA NÃO É REFERENDÁVEL. RESPEITAR A VIDA NÃO SE FICA PELO CORAÇÃO A BATER E O SANGUE A CORRER PELAS VEIAS: ABRANGE BEM ESTAR, DIGNIDADE, PROTECÇÃO... ABRANGE RESPONSABILIDADE POR AQUELES QUE DEPENDEM DE NÓS E NO LUGAR DE QUEM TOMAMOS DECISÕES SOBRE AS SUAS PRÓPRIAS VIDAS. QUE ANIMAL SENCIENTE DECIDIRIA NASCER E CRESCER COM TODAS AS MORDOMIAS PARA SER ATORMENTADO NUMA ARENA E MORRER NELA OU NUM QUALQUER OUTRO MATADOURO SANGUILENTO? É PRECISO SER EMOCIONAL E SOCIALMENTE MUITO ESTÚPIDO PARA NÃO ENTENDER ISTO!! (isto não é um insulto: é uma evidência científica!)

    ResponderEliminar