Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Psicomotricidade - O que é?


Muitas pessoas desconhecem a existência desta área da Saúde. Falo-vos da Psicomotricidade.

Após conhecimento da área, assim como de docentes da mesma, pedi à Dr.ª Rita Neto, Mestrada em Psicomotricidade, que me explica-se resumidamente o que é, para quem é, quais os objectivos da mesma e onde podemos encontrar um Psicomotricista.

Desde já agradeço a disponibilidade da Dr.ª Rita Neto.

O que é a Psicomotricidade?

A Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

A Psicomotricidade é uma intervenção especializada, na qual se avaliam e compensam situações ligadas a problemas de desenvolvimento, de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.
Os psicomotricistas podem exercer a sua atividade profissional no âmbito terapêutico, reabilitativo, reeducativo e/ou preventivo. A Terapia Psicomotora atua, assim, na maturação de um conjunto de estruturas e funções que irão desempenhar um papel determinante no desenvolvimento, bem como na recuperação (total ou parcial) de capacidades e faculdades diminuídas ou perdidas e readaptação às mesmas

Para quem?

• Crianças desde o nascimento:
- Âmbito preventivo

• Crianças e Jovens com:
- Problemas de desenvolvimento
- Dificuldades de aprendizagem
- Problemas de comportamento
- Problemas de carácter pedopsiquiátrico

• Adultos com:
- Deficiência motora e intelectual
- Perturbações psicopatológicas

• Idosos:
- Como forma de prevenção dos sintomas característicos do envelhecimento
- Como forma de reversão do processo de deterioração psicobiológica
- Com demência, Parkinson e problemáticas ao nível cognitivo e funcional

• Famílias, capacitando-as para que possam intervir activamente

Quais os objectivos?

- Promover o desenvolvimento global e harmonioso do indivíduo, envolvendo todas as dimensões do ser humano;
- Promover o equilíbrio entre o psíquico e o motor, assegurando a adaptabilidade do indivíduo a novas situações;
- Promover o desenvolvimento psicomotor do indivíduo, particularmente ao nível dos fatores psicomotores (tonicidade, equilibração, lateralização, noção corporal, estruturação espácio-temporal, praxia global e praxia fina);
- Compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e somático, intervindo sobre as competências de autonomia ao longo de todas as fases da vida;
- Desenvolver o aspeto comunicativo do corpo, proporcionando ao indivíduo um maior domínio de si mesmo e um maior conhecimento das suas potencialidades e dos seus limites.

Onde encontrar um Psicomotricista?

Os psicomotricistas desenvolvem o seu trabalho nos sectores público e privado, incluindo: jardins-de-infância, escolas, escolas de ensino especial, centros de dia, instituições para pessoas com deficiência, residências para crianças e jovens, hospitais gerais e psiquiátricos, instituições de inserção social, associações desportivas, projetos municipais, centros de atividades, instituições para pessoas idosas e clínicas privadas.

Para mais informações, ter em conta a página da Associação Portuguesa de Psicomotricidade:
- http://www.appsicomotricidade.pt/

3 comentários:

  1. A psicomotricidade e os seus valores.

    ResponderEliminar
  2. O sector púbico deveria contratar estes profissionais em seus quadros tal como fazem com os habituais, seja lá qual for o ministério

    ResponderEliminar
  3. O Ministério da Saúde deveria empregar estes profissionais sim.

    ResponderEliminar