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quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Violência gratuita - Professor vs Alunos
Esta semana deu-se inicio a mais um ano lectivo.
Com ele despesas escolares da parte dos pais e algumas delas desnecessárias pois já vi e li sobre livros que de um ano para o outro mudam uma ou duas páginas, tornando-se os mais antigos, obsoletos.
Mas não é isto que me leva a escrever hoje, mas si a violência nas escolas.
Não é de agora que é problema, à 20 anos atrás era o mesmo, à 40 e 60 igualmente, o que me leva a questionar se a boa educação nas escolas passa também pelo uso de técnicas como a violência gratuita da parte dos professores para com os alunos e vice-versa.
Já passei pela situação de aluno no ensino primário que recebia uns caldos de forma gratuita e sem necessidade, assim como já vi colegas a pegarem em cadeiras para atirar à mesma professora.
Já vi e soube de casos no secundário que muitas vezes são de necessidade duvidosa.
A questão é, será que recorrer à violência física e/ou verbal é assim tão educativa e capaz de resolver situações entre alunos e professores?
A meu ver não é de todo necessária.
A educação leva-se de casa já eu ouvia dizer e concordo, mas o bom comportamento da parte de quem educa também leva a que a formação da criança/jovem enquanto individuo no futuro se reflicta. Procurar desarmar qualquer tipo de atitude agressiva do aluno se for o caso mas nunca recorrendo ao uso da mesma moeda.
Custa-me a acreditar que não possa haver trauma posterior numa criança que na escola sofria de "bulling".
Violência gera violência, se um professor agride um aluno, de certeza que por trás do aluno aparecerão os seus familiares. Se o aluno agride o professor, de certeza que terá consequências disciplinares que passam pela exclusão temporária ou definitiva da escola.
Se existe uma forma "diplomática" de se resolver e castigar o aluno, porque alguns professores saltam a diplomacia e optam pela agressão?
Porque um aluno que agride pode ser excluído das aulas e um professor agressor é apenas advertido?
Quando se procura que o aluno chegue ao estágio educativo que o professor procura, serão todos os métodos aceitáveis?
Ironicamente falando, a única razão que vejo para um criança ir para casa marcada com uma mão na cara é que conte com os seus pais quantos dedos tem marcados na mesma só pode.
Posso dizer que de todos os professores que tive, apenas um usou esses métodos questionáveis e a todos os outros tenho a agradecer por me terem mostrado que é possível formar futuros adultos sem recorrer à violência.
Um bem haja aos que respeitam os professores e os professores que respeitam os seus alunos.
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