Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Educação Informática - Mestres do Paint anos 80's e 90's e Mestres das consolas dos anos 90's e 00's
Esta minha publicação hoje é especialmente destinada aos hoje Homens e Mulheres que eram meninos e meninas entre 1980 e 1999.
Muitos ou quase todos de vocês, quando viram a imagem desta publicação, terão reconhecido por já terem feito uma semelhante no programa Paint existente no sistema operativo Windows. Criado em 1981, desde então, para os iniciantes em informática sejam eles crianças, adultos ou graúdos, é uma ferramenta que dará sempre jeito para mostrar a veia artística com um rato de computador na mão.
Lembro-me de por volta de 1994/95, quando comecei a jogar com disquetes e uau que acabei de me sentir velho só por escrever a palavra disquete tal é o pó que já devem ter em cima, continuando, os meus Pais diziam "não abuses do computador que isso faz-te mal". Na minha inocência, não ligava porque nem deveria saber ainda o que era fazer mal. Uns anos mais tarde, entre computadores e consolas, continuava a ouvir o mesmo "isso faz-te mal" e "devias era aprender a matéria da escola que isso sim é que te fará falta, não o que aprendes nos jogos".
Ora então é aqui que hoje em dia com toda a minha convicção defendo que não, jogar não foi perda de tempo!
Quantos de nós devido à utilização do computador e consolas em Inglês, porque Português ainda não havia disponível, aprendeu a falar e escrever pois era a única forma que tínhamos de conseguir mexer nos jogos com conhecimento e certeza do que fazíamos?
Ainda aqui à umas semanas tive um susto com o meu carro enquanto me dirigia ao meu trabalho. Piso molhado, sem chuva, surge uma curva para a direita e eis que o meu carro foge. O que muitas pessoas fazem? Travão. Errado! Ao travar, os pneus ainda fogem mais, logo a derrapagem é maior. O indicado é ajustar a direcção e dar um pequeno impulso de acelerador para os pneus agarrarem o piso. Isto são coisas que se aprendem com alguns instrutores de condução mas posso dizer-vos que de tantos jogos de carros que tive e ainda hoje tenho e jogo regularmente, aprendi algumas coisas que me dão jeito em algumas situações.
As crianças de hoje parece-me que já vêm com Chips de informática por toda a massa cinzenta. Mexem num telemóvel como se fosse algo tão simples como na minha altura eram os tazos.
O desenvolvimento das crianças cada vez mais se fará em torno da informática porque os Pais de hoje foram as crianças que ontem muito adoravam aprender a mexer em computadores, começa a ser genético, se é que a informática se aplica na passagem de informações genéticas.
Deixo-vos um artigo que considero uma boa prova do que falei.
http://activa.sapo.pt/criancas/criancas/2014-09-12-Boas-razoes-para-deixar-o-seu-filho-jogar-consola
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário