Ajuda-nos a promover as nossas publicações, dá o teu Gosto nesta página. Obrigado

sábado, 14 de novembro de 2015

Um bom currículo - E-papel ou E-mail? É para o lixo mesmo!

Boa noite amigos leitores,

Ontem, dia 13 de Novembro, surgiu nas redes sociais, já com 3329 partilhas efectuadas no Facebook até à data desta publicação, uma situação que, como pessoa me podia ajudar a deixar sem esperança na humanidade, mas como profissional ainda me conseguiu revoltar mais pela atitude nojenta que foi tomada.

Numa loja da baixa Lisboeta, mesmo bem à frente da sua porta e de saco do lixo aberto, estavam à solta currículos profissionais. Tantas pessoas que procuram um trabalho nessa mesma loja e que entregaram o seu currículo não para ser visto na rua, nem muito menos com os seus dados espalhados para quem quisesse ver e anotar.

A falta de profissionalismo demonstrado pela ou pelas pessoas que tiveram a atitude de deitar tamanha informação no lixo e de expor a publico imagens, moradas, contactos e outros dados que deveriam ser confidenciais, mostra o que nos dias de hoje os currículos valem para algumas empresas e/ou funcionários.

A loja em questão de certeza que já foi notificada por alguém, nem que seja pelas pessoas cujos currículos apareceram nas fotos publicadas e exigirem explicações para tal atitude. De referir que a publicação das fotos, também elas com os dados das pessoas bem visíveis, não foi de todo a atitude mais correcta. Mesmo que com toda a boa intenção de uma pessoa revoltada com o observado, quem por mal poderá usar esses mesmos dados, sem precisar de sair de frente do computador ou outra plataforma informática conseguiu obter o que quis.

Mesmo assim é de valor agradecer à autora das fotos pela publicação, mas cuidado com o uso dessas mesmas fotografias.

Uma questão que tenho e a vocês coloco é:
- Será que numa tentativa de economizar papel e preservar o ambiente, mesmo sendo usado papel reciclado, o que duvido, não seria melhor passar a usar apenas e só o formato digital?

Calculo que para quem recebe os e-mails diariamente com milhares de currículos isso possa causar um efeito de poluição visual, mas os mesmos se forem entregues em papel, formam também uma poluição visual pela quantidade física de currículos. De salientar que mesmo sendo bastante maçador, as pessoas encarregues de avaliar os currículos são pagas para isso mesmo e em formato digital só aumenta a melhor organização dos arquivos e bases de dados.

Não me despeço sem antes dar o meu contributo a quem anda nesta vida à procura de emprego. Em seguida apresento dois links que poderão ajudar bastante na hora de elaborar o currículo e que achei particularmente interessantes por diferentes motivos, embora com objectivos finais comuns. Os links são:

- www.linkedin.com - Trata-se de uma rede social exclusivamente usada para a criação e exposição do vosso próprio currículo. Há empresas em Portugal que já usam esta rede para procurar possíveis novos colaboradores, assim como para publicar ofertas de trabalho.

- http://www.e-konomista.pt/artigo/7-erros-comuns-a-evitar-no-curriculum-vitae/ - Algumas dicas para uma elaboração minuciosa e criteriosa do vosso currículo.

Observações finais:
- À loja que espalhou em praça publica os currículos e outras empresas com a mesma atitude, um pedido de desculpas e uma melhor atitude ficaria bem;
- Portugal tem actualmente uma taxa de desemprego a rondar os 11,9%, atitudes destas não ajudam em nada quando, felizmente, são espalhadas por cidadãos defensores da cidadania e civismo;
- Ao cidadão autor das fotos obrigado pela demonstração de cidadania. Cuidado com as fotos;
- Boa sorte para os que estão à procura de emprego.

O Berbicacho nº 1128

Sem comentários:

Enviar um comentário